Acalasia: conheça as causas, sintomas e tratamento do distúrbio 

set. 10, 2019

Acalasia é um distúrbio no qual as contrações rítmicas do esôfago estão ausentes ou comprometidas 

O esôfago é um tubo que conecta a faringe ao estômago e que controla o fluxo de alimentos, por meio do esfíncter esofágico inferior, que fecha a parte inferior do órgão para evitar a volta de alimentos e ácido gástrico para dentro do mesmo. Portanto, a Acalasia é justamente o distúrbio que prejudica essas contrações do esôfago e pode se manifestar em qualquer faixa etária, sendo os casos mais comuns, em pessoas com idade entre 20 e 60 anos, com manifestações de sintomas iniciais quase imperceptíveis.

E, por mais que causas da doença são geralmente desconhecidas,  ela pode ocorrer após a exposição a determinados vírus, sendo considerada um problema autoimune.  Além disso, outras doenças, como a de Chagas, podem causar a Acalasia.

Sintomas

 Os principais indicativos da doença são:


  • Dificuldade em engolir (disfagia)
  • Dor torácica
  • Refluxo 
  • Perda de peso

Diagnóstico  

Na maior parte dos casos, o diagnóstico é feito por manometria, procedimento pelo qual o médico insere  um tubo de visualização flexível, que permite a observação específica do órgão.

Outra maneira de diagnosticar a doença é através da radiografia com deglutição, feita enquanto o paciente ingere bário. Dessa forma é possível a observação da ausência de contrações rítmicas. 

 Tratamento


  • Miotomia
  • Injeções de toxina botulínica

Apesar de diminuir os sintomas, com a redução na pressão no esfíncter esofágico inferior, o acompanhamento não é capaz de restaurar os movimentos peristálticos. A dilatação com balão inclui a dilatação mecânica do esfíncter ao inflar um balão grande dentro dele. Além desse procedimento, o tratamento pode ser por meio da miotomia : cirurgia que tem visa cortar as fibras musculares no esfíncter esofágico inferior. 

Gostou do conteúdo? Ainda tem dúvidas? Deixe nos comentários e continue acompanhando nosso portal!

05 out., 2020
O post Dúvidas sobre Hernioplastia umbilical (Cirurgia de correção hérnia umbilical) apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires .
14 mai., 2020
A Cirurgia Robótica é um dos métodos menos invasivos para o paciente. O uso de robôs comandados pelos cirurgiões no Brasil iniciou-se no ano de 2008, e até o ano de 2019 foram realizadas cerca de 5 mil cirurgias. Hoje,... O post Cirurgia Robótica e seus benefícios aos pacientes apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires.
09 abr., 2020
Com cuidados simples, é possível prevenir e tratar doenças Os dias atuais são marcados por uma vida mais agitada, onde nem sempre é possível cuidar da qualidade de vida e ter hábitos saudáveis. Devido ao surgimento de disfunções do sistema...
Mais Posts
Share by: