Alimentos fermentados: Benefícios para o intestino e para o cérebro

fev. 13, 2020

O consumo de alimentos fermentados como vegetais fermentados, iogurte, kefir, queijo fresco, kombucha e etc, diminuem sintomas como inchaço e mal estar após refeições. 


Estes alimentos possuem probióticos capazes de restaurar a flora intestinal, trazendo benefícios para a imunidade, digestão, liberação de hormônios e até para o funcionamento do cérebro


A fermentação 

A fermentação faz com que os alimentos se tornem ricos em probióticos, que são essenciais para a flora intestinal.


Para este processo acontecer é necessário que a comida seja deixada em repouso, até que os açúcares e carboidratos se tornem agentes promotores de bactérias saudáveis ao nosso organismo.


Uma série de pesquisas comprovarem seus poderes na imunidade, digestão, proteção e até saúde emocional.


O consumo de alimentos fermentados faz com que a microbiota intestinal receba novos micro-organismos que facilitam a absorção de nutrientes e combatem os processos inflamatórios.


Benefícios para o cérebro 

Além disso o cérebro também é beneficiado com o consumo. Um estudo realizado por cientistas da Escola Médica de Harvard e o Hospital Geral de Massachusetts demonstra que esse tipo de comida pode ajudar no funcionamento do cerebral, em virtude da ação microbiana que foi aplicada ao alimento ou bebida. 


A partir dessas substâncias vivas, há um controle maior do nosso índice glicêmico, produção de bioativos importantes na comunicação do cérebro com o resto do corpo.

05 out., 2020
O post Dúvidas sobre Hernioplastia umbilical (Cirurgia de correção hérnia umbilical) apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires .
14 mai., 2020
A Cirurgia Robótica é um dos métodos menos invasivos para o paciente. O uso de robôs comandados pelos cirurgiões no Brasil iniciou-se no ano de 2008, e até o ano de 2019 foram realizadas cerca de 5 mil cirurgias. Hoje,... O post Cirurgia Robótica e seus benefícios aos pacientes apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires.
09 abr., 2020
Com cuidados simples, é possível prevenir e tratar doenças Os dias atuais são marcados por uma vida mais agitada, onde nem sempre é possível cuidar da qualidade de vida e ter hábitos saudáveis. Devido ao surgimento de disfunções do sistema...
Mais Posts
Share by: