Ansiedade x bactérias do intestino: as relações do mau funcionamento intestinal e o transtorno psicológico

nov. 08, 2019

Entenda a influência do funcionamento intestinal na sua saúde mental

O que muitos nã o sabem é que a microbiota intestinal auxilia não só o metabolismo, mas também é responsável pela produção de vários nutrientes, vitaminas com ação local ou a distância que auxiliam o funcionamento de diversas partes do organismo, inclusive do sistema nervoso. Assim, nosso intestino é considerado um segundo cérebro, visto seu papel fundamental para o bom desenvolvimento das atividades nervosas.

Acontece que o stress diário, aliado à uma alimentação desregulada e um estilo de vida sedentário impactam diretamente nos microrganismos do intestino e, dessa forma, modificam o funcionamento da microbiota e geram consequência para a função cerebral . Para exemplificar esse desequilíbrio, podemos utilizar uma pergunta simples: são já se sentiu problemas intestinais quando estava estressado ou nervoso?

O intestino funciona com seu próprio sistema nervoso mas que estabelece a conexão com o cérebro. Por isso, quando a pessoa sente alguma emoção forte, ela pode ter desequilíbrio intestinal. Diarreia, constipação, gases, síndrome do intestino irritável e dores abdominais são exemplo desse desconforto.

A manutenção da microbiota intestinal

Os alimentos probióticos são ótimos para a manutenção da flora intestinal , devido a quantidade de bactérias benéficas para o sistema imunológico. Além disso, a prática de exercícios físicos regulares ajuda a manter seu organismo saudável e sua rotina menos estressante. Esse é um ponto muito importante para garantir o bom funcionamento do sistema digestivo e, consequentemente, alinhar as funções cerebrais.

 

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso portal e tire suas dúvidas!

05 out., 2020
O post Dúvidas sobre Hernioplastia umbilical (Cirurgia de correção hérnia umbilical) apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires .
14 mai., 2020
A Cirurgia Robótica é um dos métodos menos invasivos para o paciente. O uso de robôs comandados pelos cirurgiões no Brasil iniciou-se no ano de 2008, e até o ano de 2019 foram realizadas cerca de 5 mil cirurgias. Hoje,... O post Cirurgia Robótica e seus benefícios aos pacientes apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires.
09 abr., 2020
Com cuidados simples, é possível prevenir e tratar doenças Os dias atuais são marcados por uma vida mais agitada, onde nem sempre é possível cuidar da qualidade de vida e ter hábitos saudáveis. Devido ao surgimento de disfunções do sistema...
Mais Posts
Share by: