Cirurgia metabólica: uma outra perspectiva para o tratamento de Diabetes tipo 2

ago. 27, 2019

Entenda quais os crit érios para a realização do procedimento e os tipos de cirurgia autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina

O diabetes tipo 2 afeta o metabolismo da glicose, que é a principal fonte de energia do corpo.  Assim, o paciente cria resistência aos efeitos da insulina e tem seu funcionamento metabólico afetado.  Devido a isso, a pessoa ainda pode enfrentar outras consequências, como colesterol alto e problemas de coagulação.

Já para os grupos de risco, o tratamento clínico pode não ser suficiente. Visto isso, o acompanhamento requer mais outra alternativas, sendo a  cirurgia metabólica uma opção viável.

Entenda o que é cirurgia metabólica

A cirurgia metabólica é um dos melhores métodos para o tratamento de diabetes tipo 2, já que funciona no controle da síndrome metabólica, pois ajusta componentes como a glicemia, pressão arterial e colesterol alto. 

Esse procedimento se assemelha à cirurgia bariátrica, porém não busca a perda de peso e sim, o controle de uma doença.  Dessa forma, o s resultados da cirurgia são vistos, rapidamente, com a manutenção do controle glicêmico. A lém disso,  a operação restabelece a flora intestinal, o fluxo de substâncias químicas no intestino e a produção dos hormônios intestinais.

Veja a seguir os critérios para a realização da operação.

Critérios para a realização

O paciente deve ter IMC entre 30 kg/m2 e 34,9 kg/m2, idade entre 30 e 70 anos. Além disso, a pessoa deve ter diagnóstico de diabetes tipo 2 a menos de 10 anos,  apresentar rejeição comprovada ao tratamento clínico e não possuir nenhuma contraindicação para o procedimento.  

Por outros critérios, a fim de padronizar esse tipo de operação, o Conselho Federal de Medicina estabeleceu duas técnicas cirúrgicas para o tratamento do diabetes tipo 2: o bypass gástrico e a gastrectomia vertical .

Tipos de cirurgia metabólica

  •  Bypass



Consiste na divisão do estômago em duas partes: uma menor que receberá o fluxo de alimentos e outra maior, que ficará isolada.

  • Gastrectomia vertical


Se faz pela retirada de parte do estômago, sem que afete sua ligação com o intestino.

O que você achou deste artigo sobre cirurgia metabólica? Ainda tem dúvidas? Compartilhe  e acompanhe o portal!

05 out., 2020
O post Dúvidas sobre Hernioplastia umbilical (Cirurgia de correção hérnia umbilical) apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires .
14 mai., 2020
A Cirurgia Robótica é um dos métodos menos invasivos para o paciente. O uso de robôs comandados pelos cirurgiões no Brasil iniciou-se no ano de 2008, e até o ano de 2019 foram realizadas cerca de 5 mil cirurgias. Hoje,... O post Cirurgia Robótica e seus benefícios aos pacientes apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires.
09 abr., 2020
Com cuidados simples, é possível prevenir e tratar doenças Os dias atuais são marcados por uma vida mais agitada, onde nem sempre é possível cuidar da qualidade de vida e ter hábitos saudáveis. Devido ao surgimento de disfunções do sistema...
Mais Posts
Share by: