Cirurgia Robótica e seus benefícios aos pacientes

mai. 14, 2020
A Cirurgia Robótica é um dos métodos menos invasivos para o paciente.

 

O uso de robôs comandados pelos cirurgiões no Brasil iniciou-se no ano de 2008, e até o ano de 2019 foram realizadas cerca de 5 mil cirurgias. Hoje, as especialidades médicas que utilizam o método são a urologia, ginecologia e a cirurgia do aparelho digestivo.

 

A tecnologia permite diversos tipos de movimentos e ampliação da imagem, que ultrapassa a capacidade humana, permitindo assim uma melhor qualidade cirúrgica.

Muitos pacientes ainda se sentem receosos à respeito da Cirurgia Robótica. Isso se deve pelo fato de não entenderem o procedimento no seu sentido real e acharem que irão ser operados realmente por um robô. Porém, os equipamentos dessa modalidade de cirurgia, apesar de todo seu avanço, são inteiramente manuseados pelos médicos especialistas, que foram treinados para realizar tal procedimento.

 

Os braços mecânicos permitem um melhor precisão, mas o controle é feito por um console guiado pelas mãos do cirurgião responsável.  Por serem mais complexa​s também, as cirurgias robóticas seguem um protocolo de checagem de todos os itens de segurança a cada uma hora de cirurgia, aproximadamente.

 

Benefícios aos pacientes

O alto nível de segurança e precisão do procedimento que a Cirurgia Robótica proporciona trazem importantes benefícios aos pacientes. Conheça-os

  • pequenas incisões;
  • menor sangramento e diminuição das taxas de transfusão;
  • menor tempo cirúrgico;
  • menos risco de infecção;
  • menor tempo de internação
  • diminuição das dores e complicações pós-cirúrgicas
  • rápida recuperação no período pós-operatório;
  • retorno mais rápido à atividades do dia-a-dia.

 

O uso de robôs cirúrgicos tem sido uma forma de aprimorar o tratamento com mais clareza e obter mais consistência em tais procedimentos. A robótica reforçou ao cirurgião a ser cada vez mais técnico, cuidadoso e agir com mais delicadeza que na cirurgia convencional. 

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e continue acompanhando o portal. 

05 out., 2020
O post Dúvidas sobre Hernioplastia umbilical (Cirurgia de correção hérnia umbilical) apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires .
09 abr., 2020
Com cuidados simples, é possível prevenir e tratar doenças Os dias atuais são marcados por uma vida mais agitada, onde nem sempre é possível cuidar da qualidade de vida e ter hábitos saudáveis. Devido ao surgimento de disfunções do sistema...
04 mar., 2020
É frequente e esperado ter indigestão durante a gravidez. A má digestão, conhecida como dispepsia pelos médicos, é uma queixa frequente em mulheres grávidas. Causas  A indigestão na gravidez é bastante comum e ocorre devido ao relaxamento da musculatura do...
Mais Posts
Share by: