Má digestão na gravidez: conheça alguns cuidados para evitá-la

É frequente e esperado ter indigestão durante a gravidez. A má digestão, conhecida como dispepsia pelos médicos, é uma queixa frequente em mulheres grávidas.
Causas 

A indigestão na gravidez é bastante comum e ocorre devido ao relaxamento da musculatura do esôfago juntamente do estômago, sendo agravada com o aumento do crescimento do útero. Apesar de ser uma condição natural dessa fase, o médico obstetra deve ser comunicado responsável, pois é ele quem irá avaliar, se necessário, prescrever remédios para aliviar o desconforto.  

Por isso, é importante nesse período ter alguns cuidados com a alimentação a fim de amenizar e evitar a má digestão, tais como:
  • Evitar comer alimentos gordurosos como frituras, chocolate, carnes gordas, que são de difícil digestão e retardam o esvaziamento do estômago;
  • Evitar ingerir líquidos durante as refeições para não distender ainda mais o estômago;
  • Evitar bebidas gasosas, pois distendem o estômago e estimulam a secreção de suco gástrico, aumentando o desconforto;
  • Diminuir a quantidade de alimentos das refeições, comendo mais vezes e em doses menores ao longo do dia. O ideal é se alimentar a cada 3 horas e fazer 6 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia;
  • Esperar pelo menos duas horas para ir dormir depois de jantar;
  • Elevar a cabeceira da cama. O mais indicado é colocar calços com cerca de 20 centímetros embaixo dos pés da cama, pois assim o tronco fica inclinado e o suco digestivo fica no estômago. Usar travesseiros mais altos ou até mesmo vários travesseiros para dormir muitas vezes não resulta porque tendem a elevar apenas o pescoço;
  • Procurar controlar o estresse e o cansaço emocional;
  • Evitar ganhar muito peso durante a gestação;
  • Usar roupas largas e confortáveis, evitando sempre roupas apertadas, sobretudo na cintura e abdômen;
  • Beber chá de hortelã, que é digestivo e pode ser usado sem problemas por grávidas.

Fonte: http://bit.ly/2TpYomi

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