Novembro Azul: a prevenção é a melhor forma de vencer essa luta

nov. 08, 2019

O mês de conscientização em prol da saúde do homem e a luta contra o câncer de próstata

Conforme o Instituto Brasileiro do Câncer (INCA), o câncer de próstata é segundo tipo mais comum entre os homens e por isso a luta de prevenção é tão importante. De acordo com pesquisas, somam mais de 60% os casos desse tipo de câncer que são diagnosticados acima de 65 anos.  Visto isso, o exame de prevenção é indicado a partir dos 45 anos em situações de risco, quando já há casos de câncer de próstata na família. E, para os que não têm essa hereditariedade, os cuidados são recomendados a partir dos 50 anos. 

O exame

O exame físico  é realizado pelo médico em um procedimento rápido, por meio do tato no reto da glândula. Através do toque, o objetivo é analisar as condições da próstata, como a consistência, o tamanho e possíveis lesões palpáveis.

Outro aliado da prevenção é o exame de PSA , que mede o nível da substância produzida pela próstata e se mostra essencial para ajudar a detectar precocemente o câncer , além de outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. E, conforme  as indicações médicas, esses procedimentos devem ser feitos como rotina, a partir da idade recomendada.

Outras recomendações


  • Para homens com PSA acima de 2,5 ng/mL, o exame deve ser realizado anualmente;
  • Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem realizar dos exames repetir a cada 2 anos;
  • Os resultados de PSA e toque retal podem, comumente, indicar alterações na próstata. Nesses casos, é indispensável a continuidade de uma avaliação médica detalhada e criteriosa;
  • Uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas são importantes aliadas na prevenção da doença.

Gostou do conteúdo?  Deixe seu comentário e continue acompanhando o portal.

05 out., 2020
O post Dúvidas sobre Hernioplastia umbilical (Cirurgia de correção hérnia umbilical) apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires .
14 mai., 2020
A Cirurgia Robótica é um dos métodos menos invasivos para o paciente. O uso de robôs comandados pelos cirurgiões no Brasil iniciou-se no ano de 2008, e até o ano de 2019 foram realizadas cerca de 5 mil cirurgias. Hoje,... O post Cirurgia Robótica e seus benefícios aos pacientes apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires.
09 abr., 2020
Com cuidados simples, é possível prevenir e tratar doenças Os dias atuais são marcados por uma vida mais agitada, onde nem sempre é possível cuidar da qualidade de vida e ter hábitos saudáveis. Devido ao surgimento de disfunções do sistema...
Mais Posts
Share by: