Pólipos intestinais: entenda o problema e como prevenir complicações

set. 10, 2019

 Acredita-se que eles estejam relacionados a fatores hereditários, ter idade acima dos 50 anos e estilo de vida

 Os pólipos intestinais são lesões que se formam na parede do intestino e que podem ser planas ou elevadas. A maioria dos pólipos e outras lesões pré-malignas do cólon apresentam-se como benignos ao diagnóstico e não oferecem risco à saúde, porém algumas delas podem evoluir para câncer de cólon. Veja os tipos de pólipos a seguir:

 

  • Pólipos hiperplásicos e pólipos inflamatórios: são mais comuns mas, em geral, não são pré-cancerígenos.


  • Pólipos adenomatosos (Adenomas): são adenomas tubulares, considerados pré-cancerígenos.


Outro tipo de lesão pré-cancerígena é a displasia, definida por uma área da parede do cólon ou do reto onde aparecem células que não apresentam nenhuma modificação inicial, porém podem se transformar em células malignas com o tempo.

Sintomas

 O surgimento dos pólipos é, geralmente, assintomático. Mesmo assim, alguns sinais podem ajudar no diagnóstico da doença, como:


  • Sangramento retal, em geral oculto e raramente maciço
  • Cólicas e dor abdominal
  • Obstrução, no caso de lesões maiores. 
  • Os pólipos, ocasionalmente, podem causar prolapsos
  • Os adenomas vilosos podem causar hipopotassemia.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado, na maior parte dos casos, a partir da colonoscopia, procedimento que busca a retirada total dos pólipos. Contudo, como segunda opção, é indicada a laparotomia, através de uma incisão na parede abdominal, a fim de aceder à cavidade abdominal.

Já os tratamentos subjacentes se baseiam na histologia do pólipo. 

Prevenção 

O aumento de fibras e a diminuição o consumo de gorduras na dieta ajudam na redução da taxa de conversão para neoplasia, mas não é capaz de evitar a formação de pólipos. Por outro lado, a prevenção também pode ser feita com AAS, cálcio, selênio e inibidores da COX 2.

Ainda tem dúvidas? Compartilhe nos comentários e continue acompanhando nosso portal!

05 out., 2020
O post Dúvidas sobre Hernioplastia umbilical (Cirurgia de correção hérnia umbilical) apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires .
14 mai., 2020
A Cirurgia Robótica é um dos métodos menos invasivos para o paciente. O uso de robôs comandados pelos cirurgiões no Brasil iniciou-se no ano de 2008, e até o ano de 2019 foram realizadas cerca de 5 mil cirurgias. Hoje,... O post Cirurgia Robótica e seus benefícios aos pacientes apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires.
09 abr., 2020
Com cuidados simples, é possível prevenir e tratar doenças Os dias atuais são marcados por uma vida mais agitada, onde nem sempre é possível cuidar da qualidade de vida e ter hábitos saudáveis. Devido ao surgimento de disfunções do sistema...
Mais Posts
Share by: