Porque temos soluços e quando devemos nos preocupar?

dez. 03, 2019

Entendas as causas problema e as condições às quais você deve se atentar


O soluço nada mais é do que resultado de contração involuntária seguida da distensão e relaxamento do músculo que separa o tórax do abdômen, mais especificamente o diafragma e que, na maior parte dos casos, se apresenta como uma condição benigna e momentânea. Como consequência desse espasmo, o fechamento da glote e das cordas vocais são responsáveis por dificultar a passagem de ar para os pulmões e por isso geram soluços. Além disso, esse tipo de contração involuntária é mais comum nos bebês, devido a atuação ainda pouco eficiente do sistema nervoso sobre o diafragma.


Causas


Essas crises podem ser causadas por diversos fatores como a ingestão de bebidas gaseificadas ou alcoólicas, mudanças bruscas de temperatura, estresse e ansiedade. Em outro ponto, quando pensamos na duração, o soluço pode se dividir entre diferentes categorias:


  • Os episódicos: podem ser causados pela ingestão excessiva de alimentos, ingestão de bebidas gasosas e aerofagia (mascar chicletes, tabagismo).
  • Os persistentes e os intratáveis: podem levar a efeitos adversos mais graves como desnutrição, perda de peso, insônia, fadiga, estresse.


Tratamento


Alguns métodos utilizam manobras físicas, a fim de estimular a movimentação do diafragma. Dessa forma, o tratamento geralmente é caseiro e facilitado. Veja algumas medidas caseiras abaixo:


  • Prender a respiração;
  • Ingerir água gelada ou uma porção de açúcar puro;
  • Coçar o céu da boca com um cotonete;
  • Flexionar as pernas sobre o tórax


No entanto, em casos de crises persistentes, procure um médico. Assim, você poderá realizar os exames necessários para encontrar as causas do problema. E, por fim, seguir com o tratamento adequado.


Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso portal e tire suas dúvidas!


05 out., 2020
O post Dúvidas sobre Hernioplastia umbilical (Cirurgia de correção hérnia umbilical) apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires .
14 mai., 2020
A Cirurgia Robótica é um dos métodos menos invasivos para o paciente. O uso de robôs comandados pelos cirurgiões no Brasil iniciou-se no ano de 2008, e até o ano de 2019 foram realizadas cerca de 5 mil cirurgias. Hoje,... O post Cirurgia Robótica e seus benefícios aos pacientes apareceu primeiro em Blog | Dr Hélio Pires.
09 abr., 2020
Com cuidados simples, é possível prevenir e tratar doenças Os dias atuais são marcados por uma vida mais agitada, onde nem sempre é possível cuidar da qualidade de vida e ter hábitos saudáveis. Devido ao surgimento de disfunções do sistema...
Mais Posts
Share by: